40ª Festa das Primícias

Dia 26/11, nos cultos da manhã e da noite a Primeira Igreja estará celebrando a 40ª Festa das Primícias. Como o Rev. Valdinei tem anunciado em suas mensagens, no momento da Oração Pastoral haverá oportunidade de apresentar como “primícia de amor” diante do Senhor a vida de uma pessoa que você considera importante em sua vida. Portanto, convide essa pessoa, e outras mais, para participar dos cultos do dia 26/11. “Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!” (Salmo 136.1)

Compartilhar via:

Vem aí o Bazar de Natal!

No dia 02/12, sábado, o Ministério de Mulheres realiza seu tradicional Bazar de Natal, das 9h às 17h, no Salão Social e no 8º andar (Rua Nestor Pestana, 136 – Consolação). Esta é uma boa oportunidade de adquirir artesanato, peças de decoração, roupas e objetos novos e usados (Sebo e Brechó). Além desses produtos haverá almoço, lanche e atrações musicais. Este trabalho do Ministério de Mulheres auxilia no sustento de estudantes de Teologia da Faculdade de Teologia da IPI do Brasil. Participe e traga seus convidados!

Compartilhar via:

Mães em Oração

A reunião de encerramento do ano será no dia 10/12, às 9h15, no Salão Social. O Rev. Roberto Mauro trará a mensagem para as mães. Não perca este encontro. Vamos agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas por este ministério em 2017!

Compartilhar via:

Revista Visão, Especial 500 Anos da Reforma

Nesta edição especial dos 500 Anos da Reforma Protestante, a Revista Visão traz coletânea de reflexões sobre contribuições, desdobramentos e implicações do movimento que transformou a história da Igreja e da sociedade. Veja também artigos a respeito do precioso legado da Reforma no Brasil. Reunimos teólogos e pensadores de diversas áreas para este exercício conjunto. Clique aqui e leia a versão digital!

Compartilhar via:

Primeira IPI de São Paulo reivindica reforma política

A Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo (ou Catedral Evangélica de São Paulo) lançou, no dia 31 de outubro de 2017, o movimento Reforma Brasil, manifestação cívica apartidária que visa a conclamar todos os cidadãos brasileiros para reivindicar uma reforma política de verdade para o País.

Depois de passarem o dia jejuando, orando e lendo a Bíblia, membros e pastores da Igreja participaram de ato cívico de lançamento do Manifesto Reforma Brasil, que repudia a atual situação política brasileira e apresenta sete reivindicações de mudanças. O jurista Modesto Carvalhosa, referência nacional em matéria de programas anticorrupção, participou da cerimônia como representante da sociedade civil.

“Vale de ossos secos é a paisagem política brasileira na atualidade, território dominado por legiões de mortos-vivos, instalados nos centros de poder do País. São cadáveres insepultos da política que continuam a circular impunes, graças ao salvo-conduto do foro privilegiado, às malas de dinheiro e às relações corporativas nefastas com os tribunais.” Assim começa o Manifesto Reforma Brasil, lido pelo Rev. Valdinei Ferreira. E continuou: “Nesse cenário desolador, reafirmamos a democracia como valor inegociável e a política, como instrumento essencial na vida do País. Entretanto, é preciso democratizar a democracia, reformando estruturas e mecanismos da política para que cumpram sua missão na mediação dos interesses conflitantes na sociedade plural em que vivemos. Isso será alcançado somente se a sociedade estabelecer as regras da política, e não os políticos de carreira que aí estão”. Leia a íntegra do Manifesto e a repercussão na imprensa acessando o site do Movimento: www.reformabrasil.org.

Compartilhar via:

Culto de quarta-feira

Acompanhe os estudos no Evangelho de Marcos nos cultos de quarta-feira. Nas próximas semanas os temas serão: dia 22/11, “Boa ação para com Jesus” (Mc 14.3-11) e dia 29/11 “Graças a Deus pelo sustento” (Mc 6.30-44). Participe!!

 

Compartilhar via:

Catedral terá dois órgãos de tubos!

Até o final de 2018 a Catedral Evangélica de São Paulo terá dois órgãos de tubos em seu templo. No dia 16 de setembro  a Catedral, a Universidade de São Paulo e a Fundação Mary Harriet Speers celebraram convênio para viabilização de montagem, instalação, utilização e manutenção de um Órgão de Tubos Gerhard Grenzing no templo da Catedral, situado à Rua Nestor Pestana, 152, no Centro da capital. O convênio tem por objetivo conjugar esforços dos partícipes para “apoiar, incentivar, assistir, desenvolver e promover a cultura, a educação e as artes”, tornando acessível a música desse instrumento a parcelas maiores da população. A assinatura do documento se deu após longa e cuidadosa negociação entre as três instituições, iniciada em abril de 2017.  O convênio permitirá que as três instituições partícipes trabalhem em conjunto para proporcionar cultura e educação à população paulista e até de outros Estados.

Por meio do convênio, o órgão disponibilizado pela Universidade será utilizado pelos alunos da ECA-USP dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão. “Sabe-se que a arte organística é pouco difundida em nosso país; a instalação do órgão Grenzing estimulará novos talentos e contribuirá para a formação de futuras gerações de músicos-organistas”, afirma o professor José Luís de Aquino, professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP. Todas as atividades envolvendo o novo órgão de tubos estarão sob a coordenação do Prof. José Aquino, pela USP, e pelo organista Luiz Otávio do Carmo, pela Catedral.

A Catedral oferecerá oportunidades de os alunos tocarem nos cultos, colaborando para a formação de profissionais músicos e cumprindo sua missão de atuar criativa e solidariamente para transformação de pessoas, sociedade e cultura em nossa geração. “O órgão de tubos é um instrumento alinhado à nossa tradição litúrgica e protestante. Tanto que, em 1986, recebemos um órgão Austin, de 1911, como doação da Igreja Presbiteriana de Greenville (EUA). Este instrumento tem mais de cem anos e ainda é utilizado todos os domingos em nossos cultos”, afirma o pastor titular da Catedral Evangélica, reverendo Valdinei Ferreira.

O convênio também permitirá que a Fundação Mary Harriet Speers ofereça formação musical para crianças, adolescentes, jovens e idosos, e de projetos de cultura musical para pessoas carentes, visando à inclusão social. O Projeto Socioeducacional e Cultural Soarte, mantido pela Fundação, atende alunos de todas as idades com poucos recursos financeiros.

O Órgão Grenzing modelo GG–169 é composto de cinco corpos, 3.400 tubos aproximadamente, 11 foles, quatro teclados com 58 notas, 32 notas de pedais, painéis para registros e ligações, duas fachadas etc. O instrumento será instalado em uma das laterais da galeria do templo.

Este será o primeiro órgão de tubos da marca a ser instalado na América do Sul. Existem outros em auditórios como o Nacional de Música de Madri (Espanha) e o Nacional de Niigata (Japão), na Catedral de Madri e na Catedral de Bruxelas, em conservatórios de música em Barcelona, Madri, Salamanca, Paris, Lyon, Seul, e nas Universidades de Kobe (Japão) e Dusseldorf (Alemanha).

 

Compartilhar via: