“Porquanto eu hei de ser contigo” (Juízes 6.16)

 

Gideão foi o juiz que libertou o povo de Israel da opressão dos midianitas. Os israelitas estavam passando por uma fase muito difícil e ninguém mais via solução. Os midianitas tinham tomado conta do país, oprimiam o povo e roubavam o produto da colheita dos campos e todos os animais. Foi para livrar o povo de Israel da mão dos inimigos que o Senhor chamou Gideão.

No momento do chamado, Gideão se sentiu tão incapaz que procurou escapar da missão dada por Deus, alegando que era de uma família insignificante, de uma tribo pouco importante.

Os argumentos de Gideão eram contundentes. Sua família era a mais pobre da tribo, ou seja, ele não tinha recursos para armar um exército capaz de enfrentar os midianitas. Além do mais, Gideão era o caçula da sua casa, se fosse o primogênito seria diferente, afinal, todas as decisões da família passavam pelo irmão mais velho, ao passo que o mais novo não tinha voz nem vez. No entanto, de todos os israelitas que estavam clamando, Deus escolheu justamente o menor, o mais fraco, o que não tinha nenhuma capacidade em si mesmo para enfrentar o inimigo. Deus sempre sabe o que está fazendo e há uma razão para Suas escolhas.

O anjo do Senhor disse a Gideão: “Porquanto eu hei de ser contigo”. Esta foi uma palavra forte de vitória e, a partir daí, Gideão se deu conta de que estava falando com o próprio Deus e que ele havia achado graça diante do Senhor.

Assim como Deus falou com Gideão quando este disse que não poderia libertar o povo, ele fala com você também. Pode ser que você se considere o menor entre todos, mas não é assim para Deus. Lembre-se sempre de que o Todo-Poderoso estará com você.

Deus ainda hoje procura homens e mulheres que estejam dispostos a fazer algo em benefício do próximo e da sua Criação. Ele não quer que sejamos eficientes de uma hora para outra. O Senhor nos quer exatamente como somos e como estamos neste momento: em dúvida, com medo, passando por situações difíceis. A única coisa que Ele deseja é que estejamos disponíveis para o aprendizado. Quando Jesus convidou os discípulos para segui-lo, ele sabia que todos tinham muito o que aprender sobre fé, amor, paciência. O próprio Jesus despertaria neles todas estas coisas.

Quando você se sentir incapacitado, ou achar que já fez tudo o que poderia fazer, lembre-se de que Deus está com você e a única coisa você precisa fazer é acreditar. Gideão de fato acreditou. Que possamos também fazer o mesmo – crer e obedecer a este Deus que dia após dia nos chama e nos mostra que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos. (Efésios 3.20)

…..

Por Rev. Denise Coutinho Gomes

Compartilhar via: