Série de Mensagens: “A bênção da alegria”
13º Domingo no Tempo Comum
Cor Litúrgica: Verde
…….
– Prelúdio: “Prelude in D minor” (J. S. Bach)
– Saudação
…….
I – NA CASA DO SENHOR ADORAMOS A DEUS E SOMOS ABENÇOADOS COM A ALEGRIA
– Leitura bíblica alternada: Salmo 84.1-7 e 10-12
Dirigente: Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos!
Congregação: A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!
Dirigente: O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!
Congregação: Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente.
Dirigente: Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados,
Congregação: o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva.
Dirigente: Vão indo de força em força; cada um deles aparece diante de Deus em Sião.
Congregação: Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade.
Dirigente: Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.
Todos: Ó Senhor dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia.
– Hino congregacional: “Culto à Trindade” (CTP 2 | João G. da Rocha)
1 – Deus está no templo! Pai onipotente! A seus pés nos humilhemos!
Servos consagrados, reverentemente, ao Santíssimo adoremos!
Com amor e favor, santo e compassivo, Deus está no templo!
2 – Cristo está no templo! Sumo benefício por seu sangue nos foi dado.
Ele, o bom Cordeiro, foi o sacrifício que expiou o vil pecado.
Escolheu e sofreu o cabal suplício. Cristo está no templo!
3 – Vem e ocupa o templo, Preceptor divino! Nossos corações habita!
Ó paciente mestre, dá-nos teu ensino, aclarando a lei bendita.
Com prazer e poder, ó Trindade santa, vem e ocupa o templo!
– Oração de adoração
– Hino (Coro Feminino Dorotea Kerr): “Fonte de bênção” (R. Mauldin)
…….
II – NA CASA DO SENHOR CONFESSAMOS NOSSOS PECADOS E TEMOS A ALEGRIA DO PERDÃO EM CRISTO JESUS
– Convite para confissão: “Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte” (Tiago 1.14-15).
– Oração silenciosa
– Oração de confissão
– Hino (Coro Feminino Dorotea Kerr): “Que alegria tenho na alma” (Merrill Dunlop)
– Declaração de perdão: “Os justos, porém, se regozijam, exultam na presença de Deus e folgam de alegria” (Salmo 68.3). Em Cristo Jesus, irmãos e irmãs, somos justificados pela graça de Deus.
– Responso de louvor: “Só a Ti o louvor” (CTP 97 – 1ª e 3ª estrofes | Salmo 67. Adapt.: Ílbia Jansen Cintra Damião)
1 – Só a ti o louvor de todos os povos, Senhor!
Senhor, volta pra nós o teu olhar amoroso
De graça e bênção repleto; e o mundo inteiro louvará.
3 – Só a ti o louvor de todos os povos, Senhor!
Os povos, com alegria, serão guiados por Deus.
Teremos paz e justiça; e o mundo inteiro louvará.
Só a ti o louvor de todos os povos, Senhor!
…….
III – NA CASA DO SENHOR INTERCEDEMOS A DEUS E SOMOS CONFORTADOS COM ALEGRIA E PAZ NO CORAÇÃO
– Convite para oração pastoral
– Hino congregacional: “Atende à minha voz” (CTP 144 | Salmo 5. Manoel Porto Filho)
1 – À minha voz, ó Deus, atende, pois noite e dia clamo a ti.
Tão frágil sou, tão pobre aqui!
Magoada e só, minha alma arqueja e te deseja.
2 – Da vida e luz tu és a fonte. Em mim derrama o teu poder!
Minha oração vem receber,
Pois, de meu leito, o sol vigio e em ti confio.
3 – Não és um Deus que te comprazas no vaguear do pecador.
Bondoso e justo és Tu, Senhor!
E teu favor jamais consentes aos maldizentes.
4 – Meus pés à luz de teus caminhos, humilde e grato, inclinarei.
Tu és meu Deus, tu és meu rei.
À tua face andar eu quero, puro e sincero.
5 – Teus filhos têm constante gozo, rejubilando em tua paz.
De todo mal os guardarás,
Pois tua lei, ó Deus, conhecem e te obedecem.
– Oração pastoral
– Interlúdio
– Pastorais
…….
IV – NA CASA DO SENHOR OFERTAMOS COM ALEGRIA, CERTOS DA PROVIDÊNCIA DIVINA QUE NOS SUSTENTA
– Convite para ofertório: “Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos te damos” (1Crônicas 29.14).
– Hino congregacional: “Pela excelsa majestade” (CTP 230 | P. C. Damião)
1 – Pela excelsa majestade dos céus, da terra e mar;
Pelo dom de teu amor, pela graça que é sem par.
Nós te damos, ó Senhor, mil louvores com fervor.
Nós te damos, ó Senhor, mil louvores com fervor.
2 – Pela noite enluarada e a clara luz do sol;
Pelo azul do céu tão lindo, pelas flores coloridas.
3 – Pelo coração e mente, sentidos e emoções;
Pelas santas alegrias que nos dão satisfação.
4 – Pelas bênçãos da família, amigos e os irmãos;
Pela fé que nos anima a esperança e a bondade.
– Oração de consagração dos dízimos e das ofertas
– Responso de louvor: “Ofertório” (CTP 491 | Ludwig von Beethoven)
Tudo vem de ti, Senhor, e do que é teu te damos.
Amém!
…….
V – NA CASA DO SENHOR LEMOS E ESCUTAMOS A PALAVRA DE DEUS E SOMOS ABENÇOADOS COM A ALEGRIA
– Leitura bíblica pelo pregador
– Responso: “Amém, aleluia” (CTP 437 | Da liturgia calvinista)
Amém, aleluia! Aleluia! Amém, aleluia!
– Proclamação da Palavra: Rev. Reginaldo von Zuben
– Hino (Coro Feminino Dorotea Kerr): “Um bom amigo (Jack P. Scholfield. Arr.: Sonia Fioranelli)
…….
VI – ENVIO: “Estejam sempre alegres em suas vidas, unidos com o Senhor. Repito: Alegrem-se! Sejam bondosos com todos. O Senhor virá logo” (Filipenses 4.4-5 – Manual do Culto da IPIB).
– Oração do Senhor
– Bênção
– Amém: “Amém quádruplo” (CTP 450)
Amém, amém, amém, amém!
– Poslúdio
– Recessional: “Psalm 119” (B. Marcello)