Música

A Música na Catedral Evangélica de São Paulo ocupa papel importante na liturgia. No culto matutino, predomina a música sacra tradicional, tocada no órgão de tubos e no piano e entoada pela congregação e pelos corais. No culto vespertino, há flexibilidade litúrgica. A música é informal, porém não menos reverente do que a da manhã. À noite, o louvor é de orientação popular, incluindo instrumentos de sopro e percussão e vocais.

Coros da Catedral

O Coro Misto da Primeira Igreja foi formado em 1887. É o grupo coral mais antigo em atividade na cidade de São Paulo e um dos mais tradicionais do país, uma referência musical entre as igrejas protestantes no Brasil. O Coro Misto participa dos cultos matutinos do primeiro e do terceiro domingos do mês.

O Coro Feminino foi organizado por d. Dulce Amaral Costa por volta do ano de 1955. Hoje reúne em torno de 30 mulheres. É um dos poucos coros femininos evangélicos existentes no Brasil. Participa do culto matutino no quarto domingo do mês.

O Coro Masculino, hoje chamado Coro Homens de Fé, foi formado em 1984, na época com 14 cantores. Hoje reúne cerca de 20 homens, membros da Primeira IPI de São Paulo e de outras igrejas. Participa do culto matutino do segundo domingo do mês.

CORAIS

Coro Masculino Homens de Fé – Regente Maestro Cremilson dos Santos
Ensaios: terças-feiras das 19h30 às 21h

Coro Feminino – Regente Maestro Cremilson dos Santos
Ensaios: quartas-feiras das 19h às 21h

Coro Misto – Regente Maestro Wilian Dolfini
Ensaios: quintas-feiras, das 19h às 21h

Banda Instrumental e Vocal – Coordenadora Mara Aquino Mendonça
Ensaios: aos domingos, das 16h às 18h

Orquestra Educacional SoArte – Informações em http://maryspeers.org.br/projetos-proprios/

ÓRGÃO DE TUBOS

O órgão de tubos que hoje integra o conjunto arquitetônico da Primeira IPI de São Paulo  foi doado pela Primeira Igreja Presbiteriana de Greenville (Carolina do Sul, Estados Unidos). O órgão é da marca AUSTIN, americana,  foi fabricado em 1911 e ampliado em 1949, com acréscimo de três registros e troca do console. Possui 1.700 tubos, 27 registros, 2 manuais completos, sendo o segundo expressivo (controle de volume) e pedaleira com 32 notas. A sua instalação iniciou-se no dia 14 de dezembro de 1987. No dia 6 de março de 1988, no culto das 11h, o órgão foi solenemente inaugurado e dedicado ao serviço de culto a Deus, como parte das comemorações do 123º aniversário da igreja.