Notícias

Concerto de Páscoa será dia 28/03

Você está convidado e convidada para este tradicional concerto da Primeira Igreja. Será um momento especial de reflexão sobre a morte na cruz e a alegria da ressurreição de Jesus Cristo. Agende-se: 28/03/24, quinta-feira, às 20h, concerto com o Coro Maestro João Wilson Faustini e Madrigal, sob a regência do Maestro Cremilson dos Santos. Participações de Wellington Gonçalves ao piano e Márcio Arruda ao órgão. Imperdível!

Compartilhar via:

Catedral Conexão está de volta

Reserve a agenda: dia 24/03/24, domingo, às 18h, você tem encontro marcado na Capela para prestar culto a Deus. O Catedral Conexão está de volta, sempre com a proposta de prestar um culto contemporâneo, menos formal, com participação de banda. Se você não conhece o Catedral Conexão, esteja conosco no próximo.

 

Compartilhar via:

Ministério de Casais convida

O Ministério de Casais convida para uma nova jornada de Casais no Caminho – pequenos grupos que se reúnem para ler a Bíblia, orar e compartilhar assuntos relevantes da vida e da fé. Ao longo dos anos, esta experiência tem abençoado os casais participantes. O primeiro encontro será no dia 07/04/24, domingo, a partir das 9h, no 8º andar do Edifício Eduardo Carlos Pereira. É necessário confirmação pelo email secretaria@catedralonline.com.br, com os pastores ou com um dos casais do ministério.

 

 

Compartilhar via:

159 anos de Primeira Igreja: Programação

No dia 05 de março de 1865, a Primeira IP de São Paulo foi organizada, sob o pastorado do Rev. Alexandre Blackford, cunhado do Rev. Ashbel Green Simonton, o primeiro missionário presbiteriano norte-americano a vir para o Brasil no século XIX, em 1859. Na época, a Primeira Igreja Presbiteriana de São Paulo se localizava na Rua 24 de Maio, somente em 1939 é que veio para a Rua Nestor Pestana, onde nos encontramos hoje. Em 1903, nos tornamos Igreja Presbiteriana Independente. Muitos foram os momentos de alegria e de apreensão, de desafios e vitórias. Por tudo o que vivemos nestes 159 anos de existência é que temos que celebrar. Por isso convidamos você para participar das celebrações que ocorrerão por todo o mês de março, culminando com a Páscoa! Veja a programação abaixo e participe conosco!

Catedral, 159 Anos!

Programação de aniversário (mês de março)

 

 

10/03 às 10h45 – Templo: Culto Solene com participação de membros da Associação dos Deficientes Visuais Evangélicos (ADEVEB) e do Coro Homens de Fé

17/03 às 10h45 – Templo: Culto Solene

23/03 às 14h30 – Salão Social: Evento do Teens Catedral – “Influenciadores ou Influenciados? Partir PrAção!”

24/03 às 10h45 – Templo: Culto Solene do Domingo de Ramos com participação de membros da Fundação Presbiteriana de São Paulo, do Coro Feminino e das Crianças e Adolescentes

24/03 às 18h – Capela: Culto Catedral Conexão

28/03 às 20h – Templo: Concerto de Páscoa

31/03 às 10h45 – Templo: Culto Solene de Páscoa com participação do Coro Maestro João Wilson Faustini

Compartilhar via:

Vem pro Teens Catedral!

“Influenciados ou Influenciadores?” Este será o tema anual do Ministério Teens Catedral em 2024. E para cada encontro bimestral haverá um subtema ligado ao assunto principal. E pra começar vamos “Partir PrAção!”, subtema do encontro do dia 23 de março, sábado, a partir das 14h30, no Salão Social. Teens, participem! Pais, tragam seus adolescentes!
Compartilhar via:

Novos temas das aulas da ED em março

Começamos novos temas das aulas da ED no mês de março. Na presencial, o tema a ser estudado é “Atributos de Deus”, com o professor presbítero Eliel de Oliveira. As aulas virtuais serão dadas pelo professor presbítero Osvaldo Cristo sobre o tema “O Espírito Santo na Vida da Igreja” Veja a programação e participe da Escola Dominical!

Presencial: “Atributos de Deus” – Presb. Eliel C. de Oliveira

03/03: “A infinitude de Deus”

10/03: “A santidade e a retidão de Deus”
17/03: “Onipotência, onisciência e onipresença de Deus”
24/03: “A soberania de Deus”
31/03: “A trindade”

 Virtual: “O Espírito Santo na vida da Igreja” – Presb. Osvaldo Cristo

03/03: “O Espírito Santo na Bíblia”

10/03: “A plenitude do Espírito”
17/03: “O Fruto do Espírito”
24/03: “Os dons do Espírito”
31/03: “A Igreja e o dom do amor”

 

Compartilhar via:

Orações que Inspiram

Este é o tema que será estudado na quarta-feira no culto Catedral Inspiração. A Bíblia traz muitas orações de servos de Deus que podem trazer iluminação para nossa vida. De súplica ou de louvor, as orações bíblicas são exemplos de fé a serem seguidos. Não perca o Catedral Inspiração deste mês. Presencial e virtual, sempre às 19h.

 

Compartilhar via:

Redes sociais da Catedral

Você conhece as redes sociais da Catedral no Facebook e no Instagram? Nelas há informações atualizadas diariamente sobre a Primeira IPI de São Paulo, notícias das programações, fotos e transmissão dos cultos (no Facebook). Por exemplo, no botão abaixo você encontra as fotos do Culto das Luzes de 2023, tradicional celebração de Natal da Catedral Evangélica. Aprecie e compartilhe!

Fotos do Culto das Luzes

 

 

 

 

Compartilhar via:

Sermões pregados no final de 2023

Foi viajar e perdeu os cultos dos dias 24 e 31 de dezembro? Não pôde participar do Culto de Vigília do dia 31? Já estão disponíveis no Canal da Catedral no Youtube os sermões pregados nos dia 24 e 31/12/23. Comece 2024 alimentando-se da Palavra de Deus!

Compartilhar via:

Dia do Pastor, da Pastora, do Missionário e da Missionária

Domingo, 10/09/23, a Primeira Igreja fez homenagem ao Rev. Eduardo Carlos Pereira, por meio de seu neto, Engenheiro Flávio Severo Pereira de Magalhães, e de seu sobrinho-neto, Presbítero Engenheiro Carlos Pereira de Magalhães. Rev. Eduardo foi líder e fundador do presbiterianismo independente, e ordenado ao ministério pastoral no dia 02 de setembro de 1881, data em que a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil comemora o “Dia do pastor, da pastora, do missionário e da missionária”.  Este momento de gratidão também expressa o reconhecimento da Primeira Igreja aos seus pastores por todo legado concedido em ministérios profícuos e consagrados.

 

Compartilhar via:

Grande Comunhão, dia de muita alegria!

Já é tradicional: o Dia da Grande Comunhão, data em que a Primeira Igreja celebra o aniversário da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, o “31 de Julho”, é reservado para um domingo inteiro de confraternização. Em 2023, quando a denominação completa 120 anos, a comemoração começou no sábado (05/08), com visita à Chácara Despertar da Família (foto 1) e recepção de novos membros em reunião do Conselho (foto 2). No dia 06/08, houve culto em gratidão pelos 12 anos do Ministério Mães em Oração (foto 3), culto com celebração da Ceia do Senhor no templo (foto 4) e a Igreja recebeu os novos membros (foto 5). Houve almoço e palestra com o pastor Rev. Jasiel Botelho (fotos 6 e 7) e, para finalizar o dia, apresentação do Coro da Igreja Assembleia de Deus do Belém (foto 8). “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” (Salmo 133.1).

Compartilhar via:

Fundação assume acolhimento dos carentes das ruas

No sábado (01/07/2023), pastores e oficiais da Primeira Igreja, representantes da Fundação Francisca Franco (FFF), membros da equipe do Ministério Despertar da Família-Catedral e líderes do ministério Despertar da Família-IPI Freguesia do Ó reuniram-se no Salão Social para registrar o início da parceria entre a Primeira Igreja e Fundação no trabalho do acolhimento às pessoas em situação de rua e de dependência química. A partir de agora, a FFF assume a administração e o financiamento de todas as atividades do Despertar-Catedral, iniciado há dois anos pela Primeira Igreja. Com a parceria, o acolhimento será ampliado, melhorado e atingirá mais pessoas necessitadas. Que Deus abençoe a todos os envolvidos neste trabalho tão importante para toda a sociedade.

Compartilhar via:

Despertar-Catedral recebe diploma 

A Rede Social do Centro outorgou Diploma de Honra ao Mérito ao ministério Despertar da Família – Catedral pelo desempenho e dedicação na ação solidária Cidade pela Paz – Rua Cidadã – 25 de Março. “A atuação exemplar demonstrou compromisso com a causa social da cidade de São Paulo”, diz o diploma.

Compartilhar via:

Catedral tem Bíblia em braile

Você sabia que a Catedral Evangélica possui exemplar da Bíblia em braile para uso de pessoas com deficiência visual? Para ter acesso a ela, basta enviar e-mail para secretaria@catedralonline.com.br ou ligar para (11) 3138-1600 e falar com Cláudia. Um exemplar desta bíblia é composto por 38 volumes.

A Sociedade Bíblica do Brasil distribui Bíblias em braile, gratuitamente, para pessoas com deficiência visual por meio de campanha de arrecadação de recursos, já que este material é extremamente oneroso. Para colaborar com este ministério, acesse https://sbb.org.br/pracegoler/.

 

Legenda da foto: irmã Rosalinda B. Moreno faz leitura da Bíblia em braile durante o culto. Foto de Allison de Carvalho.

Compartilhar via:

Revista com sermões do Rev. Abival

A edição especial da Revista Visão com sermões do Rev. Abival Pires da Silveira está disponível para interessados em recebê-la. Com 102 páginas, Visão nº 60 traz dez sermões do Rev. Abival comentados por pessoas que conviveram com ele, pastores ou não, ao longo de mais de 50 anos de pastorado, 37 deles na Primeira Igreja. O resultado é uma publicação com conteúdo perene, ao mesmo tempo histórico e atual, com linda capa. Para obter exemplar gratuito, envie e-mail para comunicacao@catedralonline.com.br.

Compartilhar via:

Os hospitais precisam de sangue

As reservas de sangue nos hemocentros da cidade de São Paulo estão se esgotando, principalmente os estoques dos tipos RH negativo. A Catedral Evangélica está sempre em campanha para incentivar pessoas a doarem sangue. Desejamos que mais pessoas entendam a importância dessa ação. Se você já participou de uma de nossas campanhas, volte a doar sangue; se nunca participou, torne-se doador, faça esse gesto de amor em qualquer tempo. Se não pode  doar por questões de saúde, converse com parentes e amigos para que se conscientizam e doem. As informações sobre quem e como doar estão no site da Fundação Pró-Sangue: www.prosangue.sp.gov.br.

Compartilhar via:

Coral da Catedral recebe o nome de Coro Maestro João Wilson Faustini

O Coro Misto da Catedral mudou de nome; como disse o Rev. Valdinei, o Coro foi “batizado”, agora chama-se “Coro Maestro João Wilson Faustini”. No dia 6/11/22, durante o culto matutino, foi formalizada decisão do Conselho de outorgar ao grupo musical mais antigo da Primeira Igreja – criado em 1887 – o nome do pastor e maestro que foi regente titular dos coros da Primeira Igreja nos anos de 1955 a 1964 e de 1972 a 1982.

Além de pastor, maestro, cantor, compositor, organista e tradutor, Rev. Faustini é mestre em Música, fez arranjos e publicou no Brasil a maior coleção de música coral sacra da língua portuguesa, é patrono da Sociedade Evangélica de Música Sacra – Soemus, compôs letra e música do Hino do Centenário da IPI do Brasil, celebrado em 2003, e do Hino do Sesquicentenário da Catedral Evangélica de São Paulo, comemorado em 2015. Em 2006 mudou-se para a cidade de Irati (PR), onde desenvolveu intenso trabalho de formação coral.

Assíduo participante do culto virtual da Catedral, Rev. Faustini completará, o dia 20/11/22, 91 anos. Ele gravou um vídeo de agradecimento à homenagem prestada pela Primeira Igreja e enviou uma foto ao lado de sua esposa, Rosy, e do seu assistente Wellington Costa e da esposa, Luana. Hozea Barbosa Stroppa, vide-presidente da Soemus, e Márcio Roberto Lisboa, assessor da Secretaria de Música e Liturgia da IPI do Brasil, estavam presentes no culto.

 

João Wilson Faustini ao lado de sua esposa, Rosy, e do seu assistente Wellington Costa e da esposa, Luana.

Compartilhar via:

Casamentos voltam na Catedral Evangélica

Depois de três anos, as cerimônias religiosas de casamentos estão liberadas no templo da Catedral Evangélica de São Paulo. Em 2018, estas celebrações foram suspensas para montagem do órgão Grenzing e em 2020 e 2021, por causa da pandemia de Covid-19. Os casais interessados em casar na Catedral Evangélica devem procurar mais informação na secretaria pastoral pelo e-mail secretaria@catedralonline.com.br ou pelo telefone (11) 3138-1600, com Cláudia.

Compartilhar via: